Você sabia que existe exame genético para orientar a nutrição individualmente?

exame genético

O exame genético é um estudo aprofundado para descobrir mudanças herdadas nos nossos cromossomos, proteínas ou genes. É mais uma forma de prevenir o surgimento de doenças futuras que estão relacionadas ao estilo de vida.

exame genético

Estudo genético do metabolismo, nutrição e bem-estar. A cada dia, mais pessoas estão cientes da importância de ter um estilo de vida saudável a fim de prevenir doenças antes do seu aparecimento, essa é a base da medicina preventiva personalizada.

E com o avanço da medicina, há formas de antecipar problemas futuros a partir do exame genético, pro exemplo. Nesse post falaremos mais sobre essa ferramenta e a importância na construção de uma vida preventiva.

Relação entre o que comemos e a nossa genética

A genética influencia de maneira relevante na forma como metabolizamos os alimentos que ingerimos e, portanto, no efeito que eles têm no organismo.

Ajustar a dieta em função da genética nos permite otimizar nossa saúde, a fim de evitar alterações que nos causam mal-estar e desenvolvimento de doenças.

Para obter uma dieta personalizada que permita melhorar a saúde de cada pessoa, é necessário conhecer os fatores genéticos que regulam as diferentes vias metabólicas.

Um aspecto muito importante sobre o impacto do meio ambiente em nosso organismo é o estresse oxidativo. O desequilíbrio entre pró-oxidantes e antioxidantes pode levar a danos nos tecidos e órgãos e está envolvido no desenvolvimento de numerosas doenças cardiovasculares, neurológicas, degenerativas etc.

A inflamação é um mecanismo de defesa natural no organismo, mas uma resposta inflamatória excessiva pode ter consequências negativas na saúde, contribuindo para o desenvolvimento de doenças autoimunes, metabólicas, cardiovasculares e neurológicas. A presença de intolerâncias metabólicas aos alimentos, pode desencadear sintomas adversos que pioram a qualidade de vida dos pacientes.

exame genético

O papel do exame genético:

O perfil nutrigenético básico avalia diferentes vias metabólicas relacionadas à nutrição para preservar e melhorar nossa saúde. Através da alimentação e do meio ambiente nos expomos a entrada de substâncias tóxicas que devem ser eliminadas do corpo através da via de detoxificação hepática.

Conhecer a eficiência deste mecanismo nos permite adaptar nosso estilo de vida para minimizar a exposição a substâncias tóxicas. O acúmulo de toxinas no organismo está relacionado a diferentes doenças como asma, alergias e distúrbios do neurodesenvolvimento.

A prevenção de doenças cardiovasculares é fundamental devido ao seu alto impacto na população. Uma maior predisposição à hipertensão por sensibilidade ao sal ou um metabolismo de homocisteína alterado, são fatores que dispõe a um aumento do risco cardiovascular.

Além disso, os níveis individuais de colesterol e triglicerídeos são influenciados não só pela dieta, mas também pela genética de cada pessoa. Por isso, saber se apresentamos um risco de ter níveis elevados desses lipídios pode ajudar a ajustar nossa dieta da forma mais adequada possível.

Como é realizado o exame genético?

O painel nutrigenético básico permite que você conheça a sua predisposição genética da regulação do metabolismo e outros processos relacionados à nutrição para ajustar a dieta de forma personalizada. A análise genética determina variantes genéticas em 24 genes relacionados com:

  • Colesterol e perfil lipídico;
  • Intolerância à lactose;
  • Doença celíaca;
  • Sensibilidade ao sal;
  • Metabolização do álcool;
  • Metabolização da cafeína;
  • Risco de osteoporose;
  • Detoxificação do fígado;
  • Estresse oxidativo;
  • Resposta inflamatória;
  • Metabolismo da homocisteína.

O relatório deste teste disponibiliza recomendações personalizadas, tanto no âmbito da nutrição, quanto em outros fatores de estilo de vida.

Para quem é indicado realizar o exame genético?

Este exame é indicado para:

  • Pessoas que desejam manter e melhorar seu estado atual de saúde, prevenindo, na medida do possível, as doenças crônicas frequentes na idade adulta.
  • Pessoas com histórico familiar de doenças frequentes na idade adulta.
  • Pessoas com transtornos no desenvolvimento neurológico ou com doenças crônicas, a fim de melhorar a sua qualidade de vida através da nutrição.

Para realizar o exame genético entre em contato com o laboratório da sua confiança. O Gedallab é um laboratório especializado em diversos exames. Acesse nosso site e agende o seu exame.

Referências para você se aprofundar:

“Association of Vitamin D Metabolism Gene Polymorphisms with Autoimmunity: Evidence in Population Genetic Studies” Acesse o link.

“Nutrigenetics, nutrigenomics and Mediterranean diet: a new vision for gastronomy” Acesse o link.

“Neck and Wrist Circumferences as Indicators of Metabolic Alterations in the Pediatric Population: A Scoping Review” Acesse o link.

“The Effect of Dietary Interventions on Hypertriglyceridemia: From Public Health to Molecular Nutrition Evidence” Acesse o link.

Achou a notícia interessante?
Compartilhe ela nas suas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

PRÉ AGENDAR A CONSULTA:

Retornaremos o contato assim que possível com as datas disponíveis

Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?