Exame micológico direto na onicomicose

Exame micológico direto

O exame micológico direto é um dos principais exames para a detecção da infecção fúngica conhecida como onicomicose. Tal infecção acomete mais de 50% da população acima dos 70 anos, de forma que, a grande maioria dos infectados tenham dúvidas sobre a doença e a realização do exame.

O que é onicomicose?

A onicomicose é definida como infecção fúngica ungueal e representa 20% das doenças nas unhas, além de ser uma das mais frequentes causas de onicopatias (que são as doenças que causam deformidades nas unhas) em todo o mundo. A prevalência varia de 7 a 10% da população, sendo responsável por 15 a 40 % das alterações ungueais (unhas).

Sintomas da onicomicose

Os sintomas mais comuns da onicomicose são:

  • mudança na coloração da unha;
  • espessamento da unha e descolamento da unha.

Algumas condições clínicas favorecem a infecção pelos fungos nas unhas, como doenças vasculares periféricas, desordens imunológicas, diabete mellitus, entre outras.

Quem é mais afetado pela onicomicose?

A onicomicose é mais frequente em adultos velhos e a prevalência aumenta 20% em pessoas com mais de 60 anos de idade e 50% com mais de 70 anos de idade. Afeta mais as unhas dos pés do que das mãos porque as unhas dos pés apresentam baixo fornecimento de sangue, além disso, o crescimento das unhas dos pés é mais lento, por ficar confinado no escuro (utilização de sapato fechado) e maior contato com o solo. Outras causas também favorecem a onicomicose, como unhas deformadas, história de trauma, predisposição genética, hiperidrose (é uma produção de suor em quantidade superior àquela que é necessária para regular a temperatura corporal), infecção fúngica na pele e psoríase (doença inflamatória da pele, crônica e não infecciosa).

Exame micológico direto

As onicomicoses são consideradas como as micoses superficiais mais difíceis de diagnosticar e tratar. O diagnóstico micológico definitivo é baseado no exame direto, no cultivo e na identificação do agente etiológico, seja morfológico e/ou com auxílio de provas bioquímicas.

Em análise laboratorial temos três fases principais: a pré-analítica, analítica e pós-analítica.

  • Pré-analítica: é o período entre a solicitação do clínico até a realização do exame no laboratório, incluindo preparo do paciente, coleta do material entre outras;
  • Fase analítica: corresponde à etapa de execução do teste propriamente dita;
  • Fase pós-analítica inclui verificação das análises realizadas na fase analítica e elaboração do laudo.

Como é realizado o exame micológico direto?

O exame micológico direto é o exame mais utilizado no diagnóstico das onicomicoses. Trata-se de um exame simples, mas muito sensível às três fases analíticas citadas anteriormente. Pois é durante a fase pré-analítica que ocorre a coleta correta da unha com suspeita de onicomicose e preparo do paciente. Logo em seguida, na fase analítica, requer profissional especializado na área de micologia clínica para através da análise do material de unha coletado poder sugerir o tipo de fungo que está causando a lesão na unha e com isso o clínico consegue direcionar melhor o tratamento.

E por fim, na fase pós-analítica o laudo deve conter todas as informações relevantes para o clínico tomar a conduta correta.

Recomendações para a coleta do exame micológico

Para realização da coleta é recomendado que não vá na manicure ou pedicure antes da coleta, que retire o esmalte 3 dias antes da coleta e que esteja sem tratamento com antifúngico por 15 dias, principalmente se juntamente com o micológico direto for solicitado cultura de fungos.

Quanto tempo demora para sair o resultado do exame micológico direto?

O micológico direto tem sua importância devido a rapidez do resultado que pode ser em até 24 horas após a coleta do material, já a cultura de fungos demora em torno de 15 dias devido às características de crescimento do próprio fungo.

Muitos pacientes relatam que apresentam a lesão há muito tempo, em média 10 anos. Isso se dá porque como a doença afeta mais a estética das unhas, resultando na demora em aderir ao tratamento. Mas isso também pode ocorrer devido a outros fatores, como:

  • falta de suspeita clínica, ou não solicitação de exame para confirmar a presença de fungos e agente causador para um tratamento mais direcionado;
  • falta de preparo do paciente para realização da coleta ou coleta errada, diminuindo a sensibilidade do teste (mede a capacidade do teste dar um resultado alterado para pessoas realmente doentes) e aumentando os casos de falso negativo;
  • por limitação do teste, a sensibilidade do exame micológico direto é de 48% – pode ser aumentada associada ao exame de cultura de fungos, passando para 74%.

O grupo de fungos que mais causa onicomicose é os dermatófitos seguidos por Candida sp, mas temos na literatura científica relato de aumento significativo de fungos emergentes, ou seja, novos fungos causando onicomicose, isso corrobora para uma demora no diagnóstico e tratamento correto das infecções fúngicas nas unhas.

Em conclusão, recomendamos que ao realizar esse exame, procure locais especializados para aumentar a chance de diagnóstico e tratamento correto, pois como vimos todas as fases da análise são importantes.

Conheça mais sobre a GEDALLAB

A GEDALLAB nasceu em 2015 como laboratório especializado em microbiologia clínica. Atualmente, realizamos diversos exames nos mais diversificados segmentos, tais como: análises clínicas, hematologia, imunologia, bioquímica, toxicologia, dosagem de hormônios, microbiologia, parasitologia, biologia molecular e exames ocupacionais. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços.

*Este texto foi redigido conforme as evidências disponíveis até abril/2022.

Bibliografia utilizada

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/jdv.16394

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7509699/

https://www.jaad.org/article/S0190-9622(18)32187-X/fulltext

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24364524/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28639462/

Achou a notícia interessante?
Compartilhe ela nas suas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

PRÉ AGENDAR A CONSULTA:

Retornaremos o contato assim que possível com as datas disponíveis

Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?