A sexagem fetal é o exame realizado para saber o sexo do bebê durante a gestação. Através da coleta de sangue é possível verificar a presença ou não do cromossomo Y, definindo o sexo da criança.
O momento que todas as mulheres que desejam ser mãe esperam, o teste positivo de gravidez!
Uma felicidade para a família e logo em seguida todos querem saber o sexo do bebê para organizar o enxoval. Que mãe não adora pensar em cada detalhe do quarto, as roupinhas e escolher o nome?
Antigamente as famílias esperavam 39 a 41 semanas até o nascimento, para saber o sexo do bebê, e o enxoval era branco, amarelo e verde (quem não lembra daquelas roupinhas nesses tons?).
Com o exame de imagem melhorado, com melhor resolução, a partir de 13 semanas já dá para ver o sexo, mas ainda não é conclusivo, pois depende da experiência do médico que está analisando.
Existem vários relatos de casos de mães que organizaram o enxoval achando que era um sexo e nasce outro.
Todo planejamento do quarto, roupinhas e nome durante todo o tempo de gestação, cai por terra. Com os avanços em tecnologia e conhecimento em testes diagnósticos, a partir de 8 semanas de gestação já é possível realizar o exame sexagem fetal.
O que é o exame de sexagem fetal?
A Sexagem Fetal é um teste para determinação do sexo do bebê a partir de uma amostra de sangue materno (plasma) após a oitava semana de gestação. Baseia-se na detecção de fragmentos do cromossomo Y circulantes no plasma da mãe pela técnica de PCR em tempo real.
Como esses fragmentos são exclusivos nos indivíduos do sexo masculino, a presença desta fração no sangue materno, indica a gestação do sexo masculino, enquanto que sua ausência, indica uma gestação do sexo feminino.
É seguro para a gestação realizar o exame de sexagem fetal?
É um teste não-invasivo, possui índices de acerto superiores a 99% quando coletado após a oitava semana de gestação.
A partir de quantas semanas posso realizar o exame?
O exame de sexagem fetal pode ser realizado a partir da oitava semana de gestação.
Ele é 100% confiável?
Assim como a grande maioria dos exames realizados durante a gestação, o exame de sexagem fetal não é 100% conclusivo. Em alguns casos o resultado pode ser inconclusivo.
Isso pode ocorrer devido às limitações técnicas ou possíveis interferências na amostra. Neste caso, será necessária uma nova coleta após o período de 15 dias para repetição do teste na nova amostra. Alguns medicamentos como anticoagulantes à base de heparina* podem inibir o teste, levando também a resultados inconclusivos. Os casos inconclusivos são raros, mas se ocorrer não se preocupe será repetido o exame sem custos adicionais.
Precisa ser realizado em jejum?
É um exame que não necessita jejum, não precisa de requisição médica para realizar e o resultado fica pronto entre 2 a 5 dias. Jamais suspender o uso do medicamento sem consentimento do médico para a realização deste teste.
Quanto tempo demora para sair o resultado?
O resultado do exame pode demorar até 5 dias para ser liberado. Isso depende da facilidade em identificar ou não a região SYR, responsável por determinar o sexo do bebê. Caso não haja dificuldade durante o exame, o resultado pode ser solicitado com mais urgência.
Se você gosta de surpresa, pode organizar um chá revelação e deixar alguém autorizado a receber o resultado. Esses momentos únicos, cheios de muito amor, serão lembrados por toda a vida.
Se tiver dúvida, pergunte a sua obstetra ou entre em contato conosco.
* Este texto foi redigido conforme evidências disponíveis até 12/08/2022.